quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DE RECONTAR HISTÓRIAS


Hoje(14), as turmas de 1º ano da Professora Morgana Rozza Tasca socializaram com as turmas da Pré-Escola uma das ações do projeto de leitura “Recontar Histórias”. A professora contou com a parceria das famílias dos alunos, onde, ao longo das últimas semanas construíram com seus filhos o personagem principal de uma história infantil para que no dia de hoje as crianças recontassem a história.

Faz parte do projeto de incentivo a leitura o " recontar histórias " para os amigos da turma ou de outras turmas. Acreditando que através do incentivo e do acesso aos livros pelo manuseio, leitura ou contação de histórias a habilidade discursiva/oral se amplia. Recontar ou reconstruir uma história, desperta na criança a imaginação, aperfeiçoa a inteligência e aprimora a sensibilidade para a leitura.

É fundamentado em Piaget e Vygotsky que Zorzi (2002) acredita na importância social da linguagem, visto que as crianças estão expostas à linguagem de forma a compreenderem e interagir com o mundo”.


Uma das formas que irá privilegiar o desenvolvimento da oralidade parte da escuta de histórias, em que a linguagem escrita e oral encontram-se entrelaçadas, encaminhando-se para a reconstrução da história lida – recontar histórias, prática que acolhe as contribuições de experiências e conhecimentos das crianças, as quais em sua fala carregam seus modos próprios e particulares de pensar, formando elos de troca e ajuda mútua. 
 Parabenizamos a professora Morgana, grande incentivadora de seus alunos pelo gosto da leitura. Trabalho desenvolvido e aprimorado a cada ano. Nosso muito obrigado aos pais, que não mediram esforços para ajudar seus filhos na construção dos personagens. Parabéns também aos alunos que se empenharam e neste dia podemos ouvir lindas histórias contadas por eles.
                                        (Texto: Professora Morgana Rozza Tasca e Coordenadora Pedagógica Mari Camara)
 

Nenhum comentário: