terça-feira, 8 de agosto de 2017

USO DE “BOOMWHACKERS” NAS AULAS DE MÚSICA


A música no cotidiano escolar é muito importante, alguns estudos têm demonstrado que os elementos da música atuam na área cognitiva da criança desenvolvendo a sua criatividade, facilitando assim a sua aprendizagem na leitura e na produção escrita. Buscando a cada dia oferecer aos alunos e professora materiais e instrumentos para as aulas de Música, a escola adquiriu os Boomwhackers.

Segundo a professora Bruni Hübner Schwartz, “Boomwhackers são tubos coloridos de plástico  com diferentes comprimentos e cores, também chamados de tubos afinados, produzem som quando se bate com o tubo um no outro, na palma da mão, braço, perna ou outra parte do corpo, no chão, numa mesa, praticamente em qualquer superfície. Quanto mais dura for a superfície, maior será o volume do som. A cada tubo corresponde uma nota musical, podendo ser tocados individualmente ou em conjunto. Os Boomwhackers usam um sistema de notação musical através das cores. A cada tubo afinado numa determinada nota corresponde uma cor. A correspondência é a seguinte: A/Lá (Roxo), B/Si (cor-de-rosa), C/Dó (vermelho), D/Ré ( Laranja), E/Mi (Amarelo), F/Fá (verde claro), G/Sol ( verde escuro). Eles são leves, perfeito para as crianças, podem ser usados por crianças de qualquer idade. O sistema de cores é simples e permite identificar com rapidez cada nota musical. São fáceis de manusear, versáteis (podem ser tocados de diferentes formas, individualmente e em grupo), resistentes e duráveis e também de fácil manutenção. Permitem trabalhar a noção de ritmo, de melodia, de trabalho em grupo, etc. Podem ser tocados de forma individual, mas é aconselhável tocar em grupo.”
As atividades musicais que podem ser trabalhadas com esses tubos são inúmeras podendo-se realizar propostas tanto harmônicas quanto melódicas. A liberdade de movimento e de possibilidades cênicas também é grande uma vez que os tubos são extremante leves, assim possibilita uma proposta musical e performática ao mesmo tempo. No entanto, a beleza da Boomwhacker é a criatividade para ir em frente e experimentar!
 












(Texto: Mari Camara - Coordenadora Pedagógica e Prof. Bruni Hübner Schwartz, “Boomwhackers - Música)

Nenhum comentário: