quinta-feira, 8 de junho de 2017

NOSSO RECREIO FICOU MAIS DIVERTIDO: ESPIROBOL FAZ SUCESSO EM NOSSA ESCOLA!

A escola montou quadras de Espirobol, o objetivo é proporcionar aos alunos uma atividade saudável na hora do intervalo, estimulando o convívio social, o respeito às regras do jogo e aos colegas, assim como valorizar esta atividade recreativa praticada na escola. Para alguns, um esporte. Para a maioria, uma brincadeira. O certo é que o espirobol é uma diversão garantida para todas as idades. Também conhecida por espiribol e apelidada de “pipocão” em algumas regiões do país, a modalidade é praticada em ruas, escolas, clubes, condomínios, campings, praias e parques.

Nosso recreio ficou mais divertido: espirobol faz sucesso em nossa escola!”, afirma a diretora da escola Ligia Helena Braun.

HISTÓRIA DO ESPIRIBOL

O jogo de Espirobol nasceu nos anos 20, na localidade Granadina de Lanjarón (Espanha). D. Baltasar Fábregas, militar de profissão e jardineiro de vocação é considerado o pai do espirobol. Durante todos estes anos, a prática do espirobol não saiu da esfera familiar e popular. Quase 80 anos depois, a criatividade, o alto grau de motivação e diversão que caracterizam o jogo fez com que um de seus netos decidisse compartilhá-lo com toda a comunidade.

Ao que tudo indica, na sua migração para o Brasil, o esporte sofreu transformações de estrutura, mas as regras mantiveram-se basicamente as mesmas: a bola aumentou até o tamanho aproximado de uma de vôlei, o mastro de jogo ganhou altura e as raquetes, que antes faziam parte do jogo, foram dispensadas em favor das mãos. Em nosso país ele recebe em algumas regiões o apelido de “pipocão”.


A QUADRA
A quadra de jogo é feita por um círculo (normalmente de concreto) com aproximadamente 2 metros de diâmetro, dividido em duas ou quatro partes iguais.

O POSTE
O poste é normalmente feito de ferro, aço ou madeira. O mesmo fica fincado no chão bem no centro do círculo com aproximadamente 4,5 metros acima do solo.
A CORDA
corda que vai amarrada no topo do posto e que serve para pendurar a bola, tem um comprimento de aproximadamente 3,5 metros, ou seja, a mesma deve ficar a 1 metro acima do solo.

 A BOLA
A bola oficial possui um formato de um pingo de água e fica dentro de uma rede amarrada a uma corda. Existem bolas oficiais de espirobol como a citada acima, porém, o jogo pode ser praticado com por outros modelos de bola como mais leves de outras modalidades, afinal, este é um esporte que serve mais para a diversão.

AS REGRAS DO JOGO

O espirobol pode ser jogado individualmente ou em duplas. No individual, cada jogador deve permanecer na sua metade. No jogo de duplas, os jogadores são intercalados em quatro partes iguais dentro do círculo, ou seja, as duplas ficam em quartos opostos do círculo.
O objetivo do jogo é enrolar as bola no poste através de socos ou tapas, uma vez que a bola tenha atravessado para a metade adversária, ela não pode mais ser tocada até que volte ao seu lado.
Cada dupla ou jogador possui um sentido para enrolar a bola e é dever da dupla ou jogador adversário desenrolar no sentido contrário da outra equipe e enrolar no seu próprio sentido, ou seja, uma equipe enrola no sentido horário e a outra no sentido anti-horário.
A partida começa com uma das duplas ou jogador jogando a bola para que o adversário possa dar o primeiro tapa ou soco. O jogo termina quando a bola toca o poste, ou seja, quando não há mais corda a enrolar. A dupla ou jogador vencedor será aquele que conseguir enrolar a bola no seu sentido.


AS INFRAÇÕES: 
Abaixo veremos o que não é permitido numa partida de espirobol.
- Jogar a bola e dar o primeiro soco não é permitido;
- Segurar a bola ou o poste não é permitido;
- Não é permitido o uso das duas mãos. O início da partida ou o soco deve ser dado somente com uma das mãos;
- Não é permitida a invasão da metade adversária;
- Se encostar na corda, perde duas voltas já dadas no poste, ou enrola mais duas para o adversário;
- A invasão também faz a equipe perder duas voltas na jogada;

- A dupla ou jogador que cometer uma infração deve jogar a bola para o adversário reiniciar a partida.


Nenhum comentário: